Diversão é a estratégia dos cursinhos preparatórios na véspera do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nessa lógica, vale tudo para deixar os alunos mais relaxados. É música no violão, funk para decorar o conteúdo, embaixadinha e até oração. Tudo isso aconteceu numa sala de cinema com direito a pipoca.
“A gente tem que abdicar de muita coisa. A gente não consegue fazer tudo o que queremos fazer. Não conseguimos sair com os amigos”, disse um estudante. Outro completou: “É o ano todo se preparando, fazendo cursinho, tendo aula. É a prova que todo mundo mais espera”.
A repórter da Band Maiara Bastianello participou de uma dinâmica do preparatório descontraído desta véspera de Enem. Ela respondeu uma questão que pode muito bem cair na prova mais aguardada do ano. A repórter acertou, hein?
Acertar uma pergunta é fácil, mas, no próximo domingo (13), serão 90 questões: metade de Linguagens e a outra parte de Ciências Humanas, além da redação.
Quase 3 milhões e meio de estudantes estão inscritos para as provas, 10% a mais que no ano passado, mas ainda longe do recorde de 2014, quando foram mais de 8,7 milhões.
Os portões serão abertos ao partir do meio-dia e fecham às 13h. Até lá, a ordem é relaxar e, às vezes, até recorrer a forças superiores. Boa sorte a todos!