A prefeitura do Recife sabia desde quarta-feira da semana passada do risco alto de chuvas intensas e de deslizamentos na região metropolitana.
O alerta foi dado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, órgão federal ligado ao Ministério da Ciência. Mas o plano de contingência na cidade só foi acionado dois dias depois.
A prefeitura não soube explicar o motivo do atraso em atender o alerta. Em nota, disse apenas que a Defesa Civil do Recife toma como referência os alertas emitidos por uma agência estadual, que só fez o alerta na sexta-feira.
Chuva deixa 91 mortos
O número de mortos em decorrência da chuva no Grande Recife chegou a 91, sendo que 94 vítimas foram identificadas entre sexta-feira (27) e a noite de domingo (29) e mais sete corpos foram achados nesta segunda-feira (30). Vinte e seis pessoas estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil de Pernambuco.
O Corpo de Bombeiros mantém as buscas por desaparecidos e pelo menos 15 barragens são monitoradas. O número de desabrigados passa de 4 mil.