Preços voltam a subir 0,16%, mas resultado é baixo, diz Juliana Rosa

Colunista do Jornal da Band explica que passagens aéreas tiveram maior aumento

Da redação, com Jornal da Band

Após dois meses de deflação, os preços subiram um pouco segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação do mês, referente a outubro. Segundo o índice, houve aumento de 0,16%. No ano, o indicador acumula alta de 4,80% e de 6,85% nos últimos 12 meses. 

Segundo Juliana Rosa, colunista do Jornal da Band, apenas itens pontuais tiveram aumento de preço. “O que puxou para cima foram coisas pontuais, como passagens aéreas, que normalmente sobem e descem muito”, afirmou.  

Para a colunista, as quedas importam mais. Os preços de alguns alimentos que pesaram no bolso seguem caindo, como o leite, eletrodomésticos e veículos, que estão em queda com a normalização da entrega de mercadorias após a pandemia de Covid-19. 

Já os serviços em geral estão estabilizando os preços. “Aluguel, restaurantes, que tiveram aumentos fortes após a pandemia, estão moderando agora, então a tendência para os próximos meses segue de redução da inflação”, pontuou. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.