Os planos de saúde gastaram menos com cirurgias por causa da pandemia do novo coronavírus – e, com isso, os lucros subiram. Mas os preços ao consumidor subiram. As informações são do Jornal da Band.
Segunda a ANSS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), as operadoras fecharam 2020 com 650 mil novos clientes e tiveram lucro líquido de mais de R$ 17 bilhões de reais. Um crescimento de quase 50%.
Os números surpreendem, já que o aumento de mais de 8% no preço dos planos durante o ano tinha como justificativa os altos custos provocados pela pandemia. Mas a queda na realização de cirurgias agendadas, procedimentos considerados de alto custo, trouxe uma boa economia para as operadoras.
Mas será que o resultado positivo vai evitar novos aumentos no preço dos planos. Os especialistas não são muito otimistas.
“Vai ter uma demanda reprimida gigante, e a partir daí, vai vir um grande desafio das operadoras, de equilibrar e chegar ao momento de não repassar esse custo total para os associados”, analisou Fábio Santos, consultor administrativo de planos de saúde.