Portugal deixa de obrigar o uso de máscaras nas ruas

Sucesso de campanha de vacinação, com 81% de imunizados, fez país reabrir fronteiras a turistas

Felipe Kieling, do Jornal da Band

Na Europa, a vida vai voltando ao normal. Com a vacinação avançada, Portugal deixou de exigir o uso de máscara nas ruas.

Foram 318 dias de obrigatoriedade, mas agora os portugueses podem respirar mais aliviados. O fim de regra do uso de máscaras em ambientes ao ar livre vem na esteira de uma campanha de vacinação que é um sucesso.

81% dos habitantes estão totalmente vacinados - mais do que qualquer outro país no mundo. A média diária de mortes na última semana foi de 9 pessoas - no fim de janeiro, eram quase 300.

Portugal também reabriu pro turismo e está recebendo viajantes estrangeiros, inclusive brasileiros e britânicos.

Um dos lugares da Europa que mais flexibilizou as regras é o Reino Unido, onde o uso de máscara também não é mais obrigatório, nem em ambientes fechados. Estádios de futebol podem receber torcida, e o público já voltou a lotar casas noturnas e grandes festivais de música.

Nesta terça-feira (14), o primeiro-ministro vai revelar a estratégia para o outono e o inverno aos britânicos. A expectativa é que Boris Johnson afirme que o “novo normal’ é aprender a conviver com o coronavírus. Ele já sinalizou que é contra um novo lockdown e a volta das restrições.

O premiê já precisou mudar de estratégia algumas vezes no decorrer da pandemia. A diferença é que agora existem as vacinas.

Mais notícias

Carregar mais