Por falta de vagas, presos são mantidos algemados em viaturas no RS

Secretaria de Administração Penitenciária cita aumento no número de prisões

Da Redação, com Jornal da Band

Secretaria de Administração Penitenciária cita aumento no número de prisões
Reprodução

Ao menos 91 presos estão mantidos em viaturas e delegacias de polícia do Rio Grande do Sul. As informações são do Jornal da Band.

A falta de vagas vem sendo resolvida de forma improvisada ao longo dos anos, e se manteve sob controle durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, agora volta a atingir o território gaúcho

O improviso vem acontecendo todos os dias. Geralmente, três ou quatro detentos ficam em viaturas em Porto Alegre e na região metropolitana da capital. Segundo o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, eram mais de 118 detentos nessa situação nesta quarta-feira (14).

O motivo, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, é que os detentos precisam passar por uma triagem e fazer quarentena antes de ingressarem no sistema penitenciário.

Conforme a pasta, nas últimas semanas houve um aumento e concentração de prisões que causaram esse gargalo. Entre sexta-feira (9) e domingo (11), conforme a secretaria, foram encaminhados 279 presos ao sistema, cerca de 93 por dia, média superior ao que foi verificado em 2020.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.