Ao menos 91 presos estão mantidos em viaturas e delegacias de polícia do Rio Grande do Sul. As informações são do Jornal da Band.
A falta de vagas vem sendo resolvida de forma improvisada ao longo dos anos, e se manteve sob controle durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, agora volta a atingir o território gaúcho
O improviso vem acontecendo todos os dias. Geralmente, três ou quatro detentos ficam em viaturas em Porto Alegre e na região metropolitana da capital. Segundo o Sindicato dos Agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, eram mais de 118 detentos nessa situação nesta quarta-feira (14).
O motivo, segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, é que os detentos precisam passar por uma triagem e fazer quarentena antes de ingressarem no sistema penitenciário.
Conforme a pasta, nas últimas semanas houve um aumento e concentração de prisões que causaram esse gargalo. Entre sexta-feira (9) e domingo (11), conforme a secretaria, foram encaminhados 279 presos ao sistema, cerca de 93 por dia, média superior ao que foi verificado em 2020.