A Polícia Nacional Venezuelana fez, nesta quinta-feira (31), uma publicação em uma rede social com uma ameaça ao Brasil.
A Polícia Nacional Bolivariana é o equivalente à nossa Polícia Federal. A imagem publicada hoje tem a silhueta de um homem que parece o presidente Lula, sem identificar o rosto, e com a bandeira do Brasil ao fundo, com a mensagem: "Quem se mete com a Venezuela se dá mal".
A legenda da publicação é: "Nossa pátria é independente, livre e soberana. Não aceitamos chantagens de ninguém, nem somos colônias de ninguém. Estamos destinados a vencer".
O post foi feito no contexto da crise diplomática entre Brasil e Venezuela. A ditadura de maduro ainda não engoliu o veto do Brasil a entrada da Venezuela no grupo dos Brics.
Nesta semana, em uma audiência na Câmara, o assessor especial do presidente Lula para Assuntos Externos, Celso Amorim, disse que a Venezuela quebrou a confiança do Brasil no processo eleitoral que reelegeu Maduro.
Sobre a publicação, o governo brasileiro não deve se manifestar oficialmente, por enquanto, mas uma fonte da diplomacia com influência no governo conversou com o repórter Túlio Amâncio e disse que é "Difícil ignorar Uma série de críticas e ataques descabidos. Mas não podemos perder a serenidade. Cabeça fria"