Mergulhadores da Polícia Federal apreenderam 25 quilos de cocaína que estavam escondidos no casco de um navio atracado no porto de Aracruz, no Espírito Santo. A droga seguiria para a Europa junto com uma carga de celulose e passaria por Holanda, Itália e Espanha.
Esta foi a segunda apreensão do tipo no mesmo porto em março. No começo do mês, os agentes encontraram 40 quilos em outra embarcação também com destino à Europa.
As ocorrências envolvendo mergulhadores traficantes têm aumentado no país. Eles escondem a droga em um compartimento no casco das embarcações chamado “sea chest”, usado para controlar a entrada e saída de água nos sistemas, como o de resfriamento do motor.
Desde o ano passado, foram nove flagrantes de carregamentos de cocaína colocados embaixo das embarcações em portos brasileiros. Nesses anos, as autoridades encontraram mais de 1,2 toneladas de cocaína.
Em janeiro, uma operação conjunta terminou com o encontro de 130 quilos da droga em um navio que tinha como destino a Bélgica.