Polícia da Espanha apreende 2 toneladas de cocaína em navio que saiu do RJ

Em 2023, foram mais de 70 toneladas de cocaína apreendidas na Espanha, o que representa um aumento de 32% em comparação com o ano passado

Por Rodrigo Hidalgo

A polícia espanhola apreendeu nesta semana mais de duas toneladas de cocaína em um navio que saiu do Rio de Janeiro no porto de Santa Cruz de Tenerife. Os destinos dos entorpecentes eram Espanha e França. 

Os agentes espanhóis precisaram içar os fardos de cocaína que estavam escondidos no tanque do navio nas Ilhas Canárias. Na operação, pelo menos seis pessoas foram presas. 

No Brasil, a Polícia Federal também vai investigar o caso com o objetivo é confirmar se a droga foi mesmo colocada no navio no Rio de Janeiro e apurar possíveis conexões entre criminosos brasileiros e uma facção liderada por albaneses no tráfico internacional na Europa. 

Nunca se apreendeu tanta cocaína na Espanha como em 2023, foram mais de 70 toneladas, o que representa um aumento de 32% em comparação com o ano passado. 

No início do mês, outra operação nas Ilhas Canárias terminou com a apreensão de uma tonelada de cocaína e a prisão de nove criminosos. Entre eles, um traficante colombiano e um mafioso da Itália. 

Uma brasileira contratada como “mula” foi presa no Aeroporto de Bolonha, na Itália. Ela embarcou em Guarulhos, na Grande São Paulo, com mais de 100 capsulas de cocaína escondidas no estômago, o que representa 1,3km da droga. Um risco alto de vida. 

As autoridades desconfiaram da passageira porque ela não havia despachado bagagem e demonstrava bastante nervosismo. 

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.