Jornal da Band

Poeira de grãos pode ter servido de combustível para explosões em Palotina

Polícia Civil investiga o que causou acidente que matou oito pessoas em cooperativa no Paraná

Por Rodrigo Leite

Poeira de grãos pode ter servido de combustível para explosões em Palotina
Grupo BR277

A Polícia Civil investiga as causas do acidente na cooperativa C.Vale que matou oito pessoas em Palotina, no Paraná. A explosão matou oito pessoas e feriu outras 11 no fim da tarde de quarta-feira (26). 

Uma das possíveis causas para o acidente é a poeira de grãos que ficam armazenados nos silos da cooperativa. No Paraná, os silos de armazenagem tomam conta da paisagem do estado. Arredondados ou cilíndricos, feitos de concreto ou metal, os silos armazenam principalmente a soja e milho produzidos no estado. 

Mas para a armazenagem dos grãos, é preciso cuidado e retirar a umidade do local, já que há risco de explosões como a de Palotina. Para isso, máquinas retiram a umidade e evitam que o pó dos grãos em suspensão causem acidentes ou explosões. 

“Para que haja uma explosão, precisamos de poeira em suspensão e uma fonte de ignição, de calor, que gere o início”, diz Adriano Divino Afonso, engenheiro agrícola. 

Os gases produzidos na fermentação do milho também podem ter provocado a explosão. “Há também a questão de ventilação dos locais captadores de materiais de poeira”, analisa Adriano. 

O presidente da Organização das Cooperativas do Paraná afirmou que a cooperativa C.Vale estava regular. “Treinamentos eram feitos rotineiramente, acredito que tenha sido acidente”, explica. 

Explosão

Uma câmera de segurança registrou o momento da explosão de um secador de grãos da cooperativa C.Vale em Palotina, no Paraná, nesta quarta-feira (26). 

Segundo o Corpo de Bombeiros, oito pessoas morreram e 11 foram encaminhadas para hospitais da cidade e região e uma continua desaparecida. 

Os trabalhos das equipes dos militares seguiram durante toda a madrugada da quinta-feira (27), após a localização de dois mortos. Neste período, mais cinco pessoas foram retiradas sem vida dos escombros. Ainda segundo os militares, uma pessoa foi encontrada com vida e hospitalizada em estado grave, mas morreu em seguida.

Entenda

A explosão ocorreu após um incêndio começar em um silo que tinha milho, o que gerou uma poeira inflamável. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados. O período atual é de colheita da safra de milho, e esses armazéns recebem o produto e o estoca até a secagem, para então ser processado.

Cerca de 20 bombeiros das unidades de Palotina, Toledo e Cascavel participaram das ações de resgate. O grupo foi reforçado por 14 integrantes do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost) de Curitiba. Os corpos das vítimas foram entregues à Polícia Científica do estado, para perícia; e os 12 feridos foram encaminhados a hospitais da região.

Palotina fica perto de Toledo e Cascavel, próxima ao rio Paraná, nos arredores da fronteira com o Paraguai.

Nota da C.Vale

"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.

No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.

No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.

Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."

Mais notícias

Carregar mais