A última parcela do auxílio emergencial seria em julho. Mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, estendeu o pagamento. Primeiro, a notícia foi dada a empresários em uma reunião fechada. Depois, oficializada em uma live.
Há dois fatores determinantes para que essa decisão tenha sido tomada: o atraso no calendário de vacinação contra a covid - a campanha está bem lenta - e a melhora na economia.
Na semana passada, a alta do PIB animou o mercado e o ministro da Economia. Com essa expectativa otimista, foi mais fácil para a equipe econômica renovar o benefício.
Logo depois do fim das parcelas, conforme anunciou Guedes, vem a reformulação do Bolsa Família - provavelmente com um novo nome e formato, para se tornar uma marca do governo Bolsonaro.
Sobre esses assuntos, a apresentadora Joana Treptow conversou com o cientista político Lucas de Aragão. Ele é sócio da empresa de análise política do Brasil Arko Advice.
Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band que tem a proposta de explicar assuntos da atualidade com uma linguagem leve e acessível. #JornaldaBand #Podcast