Plenário do Senado aprova urgência do PL da prorrogação da desoneração da folha

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, garantiu que projeto para prorrogar a desoneração da folha ocorrerá na próxima quarta (25)

Da redação

Plenário do Senado aprova urgência do PL da prorrogação da desoneração da folha
Senado aprova urgência para votar prorrogação da folha de pagamento
Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (24), a urgência do projeto de lei que prorroga a desoneração da folha de pagamento até dezembro de 2027. A votação da proposta que beneficiará os 17 setores da economia que mais empregam será na próxima quarta-feira (25), conforme garantiu o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD).

“Nós reconhecemos a importância desse projeto para a economia brasileira, para a geração de empregos, no Brasil, e há um compromisso do Senado de tratá-lo com prioridade”, disse Pacheco.

A política de desoneração foi criada em 2011 e permite o pagamento de 1 a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. A expectativa é de que 9 milhões de empregos sejam mantidos e se abra caminho para novas contratações em 17 setores da economia.

“O maior desafio do Brasil, hoje, não é arrecadar mais. É gerar empregos, oportunidades, colocar o país no rumo do desenvolvimento, resgatar empregos perdidos e é com essa realidade que o projeto dialoga”, analisou o senador Efraim Filho (União).

O projeto já havia sido aprovado no Senado, em junho, mas sofreu alterações na Câmara e precisou voltar. Com isso, todas as mudanças feitas pelos deputados foram derrubadas.

A principal diz respeito à desoneração das folhas dos servidores de todas as prefeituras, aprovada na Câmara. No senado, o relator garante o benefício só para as cidades com até 142 mil habitantes.

O texto reduz a contribuição previdenciária de 20 para 8%. O custo para o governo federal da desoneração para as prefeituras é estimado em cerca de R$ 9 bilhões por ano.

Mais notícias

Carregar mais