As movimentações pelo Pix cresceram mais de 50% em 2023. Neste ano, o sistema de pagamentos e transferências terá novidades.
Está cada vez mais difícil encontrar alguém com dinheiro em espécie no bolso ou na carteira.
Prático e seguro, o Pix teve adesão maciça dos brasileiros. Mais da metade da população utiliza a ferramenta de pagamentos e transferências.
Até dezembro do ano passado, mais de 158 milhões de pessoas e empresas se cadastraram no Pix. São quase 700 milhões de chaves ativas. Em 2023, as movimentações cresceram 54%. Foram movimentados R$ 16 trilhões no acumulado do ano passado
O Banco Central prepara novidades para facilitar pagamentos de contas recorrentes como água, luz e condomínio. É o Pix automático, que será lançado em outubro. A modalidade também poderá ser utilizada como forma de recebimento por empresas de diversos setores.
No Pix automático, basta um acordo da empresa recebedora com um único banco para que o serviço seja feito. Hoje, é necessário convênio com o banco em que o pagador tem conta. Para as pessoas físicas, não haverá custos. Já as empresas poderão negociar as tarifas.