Em quase quatro anos de funcionamento, o Pix se tornou a ferramenta mais usada pelos brasileiros para fazer ou receber pagamentos. Desde a entrada em vigor, o Pix também ajuda na inclusão financeira dos brasileiros, segundo a nova pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados com parceria com uma plataforma de pagamentos.
Mais de 71 milhões de brasileiros foram incluídos no sistema financeiro, segundo o Banco Central e, segundo o levantamento, o principal motivo para a abertura de contas foi o Pix. Um em cada três brasileiros abriu a primeira conta bancária para fazer ou receber um pagamento.
O Pix atingiu a marca de quase 166 milhões de usuários no país. No começo do mês bateu recorde, com 224 milhões de transações num único dia. Para Carlos Alexandre Kohls, especialista em liderança e gestão de negócios, a transferência revolucionou a maneira de se relacionar com o dinheiro.
“A gente vê os mecanismos de segurança, que evoluíram e vem facilitando os pagamentos e recebimentos, acelerando os negócios no país”, pontua.