Um piloto de avião que viajou a trabalho desapareceu e desde o dia 18 de dezembro de 2024 não tem contato com familiares e amigos. No começo de dezembro, ele saiu de Caucaia do Alto, na Grande São Paulo, para fazer um trabalho de aviação executiva em Manaus.
A previsão era que Raphael Alvarez Fonseca, de 38 anos, retornasse para São Paulo no dia 9 de dezembro. Nesta data, ele entrou em contato com a família dizendo que iria para o Mato Grosso, depois de ter recebido uma proposta de trabalho na região.
Por cerca de cinco dias, o pai perdeu o contato com Raphael, e só conseguiu falar novamente com o filho depois de descobrir que, de Manaus, ele foi para Goiânia.
Na Amazônia, Raphael fez voos executivos. De lá, ele seguiu para Goiânia, onde esteve em um hotel. O pai conseguiu confirmar que o filho esteve no local. Em seguida, ele disse que iria para a Barra do Garças, que fica no Mato Grosso, mas a família perdeu o contato e não tem a confirmação de que o piloto esteve no local.
De acordo com o pai, Genildo, a suspeita é de que o filho tenha saído de Goiânia no dia 12 de dezembro, mas ele só conseguiu falar com Raphael novamente no dia 16 de dezembro, através de uma vídeo chamada. Na ligação, ele teria dito que retornaria para casa no dia 20, a tempo de passar as festas de fim de ano com a família.
Genildo só percebeu depois, mas o número de telefone no qual Raphael usou para fazer a ligação de vídeo era da Bolívia. Já no dia seguinte, 17 de dezembro, a ex-mulher de Raphael trocou mensagens de texto com ele. Às 22h59, perguntou: “vai ficar sem sinal de novo?”. Cerca de uma hora depois, o piloto respondeu: “não fala muito. Tô voando. Beijo”.
A família do piloto registrou o desaparecimento na polícia civil de São Paulo. O caso está sendo investigado pela 5ª delegacia de desaparecidos do DHPP. Por nota, a Secretaria de Segurança Pública do estado informou que o BO foi encaminhado para a delegacia de Barra do Garça, no Mato Grosso.
O pai de Raphael também procurou ajuda na Polícia Federal e na Embaixada Brasileira na Bolívia, mas ele ainda não recebeu notícias do filho.
Raphael tem dois filhos de casamentos diferentes. Atualmente, ele mora com a família, em uma chácara em Caucaia do Alto.