Ave que inspirou "Pica-Pau" será declarada extinta na natureza

Originário dos EUA, pica-pau-bico-de-marfim não é visto oficialmente desde 1944

Eduardo Barão, do Jornal da Band

O pica-pau-bico-de-marfim, que inspirou o famoso desenho animado “Pica-Pau” está na mais recente lista de espécies que serão declaradas extintas na natureza.

Além do pássaro com topete vermelho, estão neste relatório outras 10 aves, oito moluscos, dois peixes, um morcego e uma planta.

"É um dia muito difícil", disse Bridget Fahey, que chefia a divisão de serviços ecológicos dos Estados Unidos. "Nós dedicamos nossas vidas para prevenir a extinção e, portanto, reconhecer que podemos ter perdido essa luta é difícil”.

Ave originária dos Estados Unidos, o pica-pau-bico-de-marfim não é visto oficialmente desde 1944 e há muito tempo tem sido procurado pelos observadores de pássaros, principalmente na região no sul do país.

Pica-pau-bico-de-marfim, em imagem rara (Reprodução)

A partir de agora, o Instituto da Vida Selvagem e Peixes abre um período de 60 dias de audiência pública em que qualquer pessoa poderá fornecer informações sobre as espécies na lista. Se alguém tiver um registro desses animais, as espécies podem ser salvas, como já ocorreu com a águia de cabeça branca.

O pássaro, que é símbolo dos Estados Unidos, viveu em risco de extinção por mais de 30 anos. Mas após campanhas de preservação, o número de casais cresceu de centenas para milhares no país.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.