Para muitos, o trigo, que está no pão de todo dia, é um vilão das calorias. Mas para especialistas, o alimento está longe de ser maléfico ao corpo. Até tem calorias, mas especialistas agora defendem que se não há alergia ou mal-estar após comer, você pode e até deve manter o pão na dieta.
Inclusive, se quer perder peso, o pão é saudável, mas depende de quanto você come, o que colona nele e que tipo de pão come, como indica a nutricionista Giovana Carlini. "Se você troca suas principais refeições, aí acaba não sendo tão bom, agora se você faz um café da manhã ou lanche da tarde com o pão, e principalmente o que você vai adicionar nesse pão, será muito importante", diz.
Por isso, é bom repensar o que colocar no pão. A combinação mais saudável para comer o pãozinho é uma proteína, como o ovo. Manteiga e embutidos até são saborosos, mas é bom evitar.
Em relação ao tipo de pão, quanto mais pura a farinha, melhor. O pão francês é melhor do que o de forma, que compramos no mercado. A padaria em que Tiago Saraiva trabalha usa apenas farinha orgânica, sem nenhum aditivo químico, com fermentação natural.
"Essa longa fermentação ajuda em todo nosso processo digestivo, ele é um pão mais leve para ser consumido, o organismo recebe ele de uma maneira melhor", afirma. Bom mesmo é quando a gente ainda não precisou aprender tudo isso, como na infância, onde quase tudo é liberado.