Atualmente, só paga a tarifa quem passa pelas praças de pedágio. Com a nova forma de cobrança, todos pagarão. É que serão colocados equipamentos em todas as entradas e saídas das rodovias. Assim é possível medir quanto o motorista percorreu, e cobrar apenas pelo trecho. As concessionárias já começaram a se preparar.
Robson é caminhoneiro e está acostumado a cruzar o país, mas também faz viagens curtas. É de olho nelas que ele enxerga vantagens na mudança. “É injusto. Às vezes, a gente sai tão pertinho para ir até o outro lado do pedágio e voltar. Agora vamos pagar duas vezes por uma taxa absurda”, lamentou.
Quem não gostou nada da ideia foi o Jorge, taxista. Muitas das corridas são entre municípios da região metropolitana, usando as rodovias. “Vai encarecer [a corrida] cada vez mais. E você não vai conseguir repassar isso para o passageiro”, explicou.
As novas concessões de rodovias já começariam a funcionar sem as praças de pedágio. As que existem hoje seriam extintas ao longo dos anos. O projeto de lei já passou pelo Congresso, e segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Só depois será feita a regulamentação com as regras claras, definindo na prática como tudo será feito.
“Já temos tecnologia disponível, e entendemos que não haverá grande impasse nesse campo. A própria sociedade já tem várias modalidades de pagamento pré-pago, pós-pago a partir da identificação do veículo. Todo esse cardápio de possibilidade também estará à disposição dos usuários com essa nova metodologia”, diz José Carlos Cassaniga, diretor da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).