Notícias

Oprah Winfrey provoca Donald Trump em discurso pró-Kamala: 'Amargo retorno de ontem'

Termina nesta quinta-feira (22) a convenção nos Estados Unidos que oficializará a candidatura de atual vice-presidente na corrida à Casa Branca

Por Eduardo Barão

A convenção democrata que oficializa a candidatura de Kamala Harris à corrida eleitoral pela presidência dos Estados Unidos termina nesta quinta-feira (22). Entre os destaques da última noite, a surpresa de Oprah Winfrey e o discurso provocativo de Bill Clinton deram o tom do encontro. 

A popular apresentadora de TV fez o discurso mais elogiado da noite. Ela faz campanha aberta para Kamala Harris. "Vamos escolher a doce promessa do amanhã em vez do amargo retorno de ontem. Não seremos mandados de volta, empurrados de volta, intimidados de volta, chutados de volta. Não vamos voltar. Mas mais do que tudo, vamos escolher a liberdade. Somos todos americanos e juntos vamos todos escolher Kamala Harris", pontuou. 

Ao defender a eleição de Kamala Harris, o ex-presidente Bill Clinton usou uma estratégia que tem se repetido na convenção democrata: ironizar Donald Trump. O método, antes rejeitado, atinge o objetivo: repercutir nas redes sociais e no boca a boca. 

"Dois dias atrás, completei 78 anos, o homem mais velho da minha família por quatro gerações. E a única vaidade pessoal que tenho é que ainda sou mais jovem do que Donald Trump", afirmou no discurso. 

Enquanto manifestantes pró-palestina protestavam do lado de fora, o palco da convenção recebeu os pais de um americano mantido refém pelo Hamas em Gaza. O casal se emocionou com o coro da plateia, que gritava "tragam ele para casa". 

A penúltima noite do encontro foi encerrada com o candidato a vice-presidente, Tim Walz. Ainda pouco conhecido do eleitorado, o governador de Minnesota, que foi professor e técnico de futebol americano, aceitou a indicação.

Kamala Harris fará nesta noite aqui no palco em Chicago o mais importante discurso de sua carreira no encerramento da convenção democrata. Ela tentará convencer os americanos que chegou o momento de fazer história e eleger pela primeira vez uma mulher como presidente.

A última vez que uma mulher disputou um lugar na Casa Branca foi em 2016. Na ocasião, a democrata Hillary Clinton teve mais votos do que Donald Trump. Mas o republicano acabou vencendo a eleição nos colégios eleitorais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais