Se você está buscando emprego, fique de olho nesses dois setores que estão contratando: construção civil e logística. Veja nova reportagem do especial do Jornal da Band.
O hábito de buscar placas de emprego no centro de São Paulo ainda resiste. Distribuir currículos também. Um funcionário de agência relatou que as oportunidades aumentarem nas últimas semanas.
Também tem a boa e velha indicação, que vale ouro.
Porém, dezenas de sites gestão nas redes para tentar ligar quem precisa de um funcionário ao melhor candidato. Além de se cadastrar nas plataformas, a dica é fuçar os sites de grandes empresas, que muitas vezes têm áreas para envio de currículos. Foi pela internet que José Relaias se candidatou a uma vaga como auxiliar de produção numa indústria, mas acabou contratado para outra área que não para de crescer: a logística.
"Um ramo novo pra mim, uma experiência nova. A meta é crescer, dar meu melhor, crescer na empresa e ter um futuro brilhante”, orgulha-se.
O boom do e-commerce impulsionou o setor de logística, com a necessidade de gerir estoques e entregas de encomendas via internet. Mas as oportunidades surgem também em outras áreas, como a logística de alimentos. E ficar atento a época do ano pode garantir a contratação.
Em uma empresa do ramo, graças ao período das festas juninas - sim, as festas estão acontecendo em casa - a demanda no centro de distribuição aumentou.
Alimentação, aliás, que é um dos setores que ajudaram a sustentar o mercado de trabalho desde o início da pandemia. De indústrias a supermercados até cozinheiros e entregadores. Se tem consumo, tem trabalho.
Outro setor que está gerando emprego e tem tudo pra contratar ainda mais gente é a construção civil. No primeiro trimestre do ano, foram mais de 111 mil vagas, mais que o triplo do mesmo período do ano passado. É muito trabalho pra quem está disposto a pôr a mão na massa.
Juros mais baixos e mais gente que passou a trabalhar em casa querendo morar num lugar melhor. Essa onda tem tudo pra gerar obras, trabalho e, claro, renda para muitos brasileiros.
Nesta quarta (9), a série “Onde está o emprego?” fala sobre educação, capacitação, cursos. Segredo para não ficar fora do mercado nunca mais.