Onda de solidariedade mobiliza o país inteiro. Muita gente aproveitou o sábado para levar sua doação ou trabalhar como voluntário, separando produtos que vão ajudar as vítimas da enchente. “Dia de fazer o bem”, declarou um advogado.
É por isso que essa compra toda que o Nilton fez não vai para a casa dele, o destino é o Rio Grande do Sul. “O brasileiro é muito unido, a gente sempre tem isso, entendeu, essa solidariedade”, disse.
Com cinco mil voluntários espalhados por supermercados paulistas, a expectativa da ONG Amigos do Bem é arrecadar 300 toneladas de alimentos e produtos de limpeza em um único dia.
O advogado veio para o mercado já sabendo da campanha, para fazer doações. Mas a ação pega muita gente de surpresa, como a estudante Sofia Savassa, que só foi fazer uma comprinhas e acabou virando doadora. “Eles estão precisando de ajuda, então vou colaborar para ajudar com o que eu posso”, afirmou.
Uma empresa em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, tem uma filial em Campo Bom, cidade que fica a 40 km de Porto Alegre e que também foi atingida, está reunindo cerca de 25 toneladas de produtos que vão desde roupas doadas, tem colchão, muita água, alimentos, brinquedos e até rações para cães e gatos.
“A gente está mandando três caminhões, dois saem dia 13 de maio e um dia 20 de maio porque sobrou muita coisa e já não cabe mais”, pontuou a gerente de marketing da Floral Atlanta, Paula Lo Frano Cintra.
É importante lembrar que as roupas doadas devem estar em bom estado de uso. Identificar os produtos nas caixas e pacotes facilita. É assim que deve fazer quem levar doações até os Correios, que estão recebendo em todas as agências do Brasil. Outros 42 Postos da Legião da Boa Vontade espalhados pelo país também estão recebendo suprimentos. A LBV já enviou para o sul quatro carretas com mais de 100 toneladas.
A solidariedade ao povo gaúcho se espalhou. Pelas redes sociais, artistas como Viola Davis, Beyoncé e a banda Guns N' Roses mobilizaram seus fãs. O Atlético-MG realizou um treino aberto e mais de R$ 600 mil arrecadados com os ingressos vão direto para as vítimas dos temporais.