Onda de calor na Europa causa preocupação no Comitê Olímpico

Pesquisadores pedem para organizadores dos Jogos Olímpicos melhorem planos de reidratação e resfriamento a atletas e turistas

Por Eduardo BarãoSonia Blota

As altas temperaturas que atingem a Europa preocupam o Comitê Olímpico. A região enfrenta um calor sufocante, passando dos 35ºC. Espalhado pelo Sul da Europa, países estão em alerta vermelho e até orientam para as pessoas evitarem atividades físicas, o que causa preocupação com as Olimpíadas, que estão chegando. 

O verão ainda não apareceu de vez aqui em Paris. As temperaturas devem subir a partir da próxima semana. Pesquisadores ingleses pediram ao Comitê Olímpico melhorar os planos de reidratação e resfriamento dos esportistas e turistas, para evitar insolação. 

Pela Europa, a situação é a mesma. Países como a Sérvia estão em alerta vermelho, pedindo para moradores evitarem esportes ao ar livre, a não ser que sejam em rios e lagos, tomados pela população em meio ao calorão.

Nos Estados Unidos, a situação também é preocupante. Mais de 270 milhões de pessoas sentem os efeitos de uma prolongada e anormal onda de calor. Ela começou no início do mês e avança pela costa leste do país. A sensação térmica pode superar os 40ºC, mesmo em regiões onde o clima normalmente é ameno.

Em Nova York, as temperaturas atingem os 33ºC. Por isso, a prefeitura disponibilizou abrigos para ajudar as pessoas a se refrescar. No Golfo do México, as altas temperaturas podem potencializar os furacões, que atingem os EUA nessa época do ano. Cidades do Texas já sentem os efeitos de uma tempestade tropical que causou inundações e mortes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.