Com 30 mil quilômetros de ferrovias, o brasil tem uma malha pequena para o tamanho do país. Apenas 20% das cargas são transportadas pelos trens, apesar de serem um modo mais barato e menos poluente que os caminhões, segundo a agência nacional dos transportes terrestres.
Diante desse problema histórico, um dos maiores projetos de infraestrutura do país anima o mercado. A 'ferrovia oeste leste' vai ligar Goiás ao litoral da Bahia. Depois de mais de dez anos de obra parada por falta de verba pública, os operários voltaram a trabalhar na fiol na última semana.
O investimento é privado, de uma mineradora que ganhou a concessão. O primeiro dos três trechos da ferrovia deve entrar em operação em 2027, ligando o Porto de Ilhéus à cidade baiana de Caetité.
A fiol 1 vai ter capacidade para movimentar 70 milhões de toneladas de carga por ano. A expectativa é que isso melhore a logística na área da mineração e no agronegócio, e impulsione o desenvolvimento socioeconômico.
Só para a construção do primeiro trecho, devem ser contratados cinco mil trabalhadores nos próximos três anos.