Obras para construir ferrovia de integração oeste-leste são retomadas

O primeiro dos três trechos da ferrovia deve entrar em operação em 2027

Por Ramon Ferraz

Com 30 mil quilômetros de ferrovias, o brasil tem uma malha pequena para o tamanho do país. Apenas 20% das cargas são transportadas pelos trens, apesar de serem um modo mais barato e menos poluente que os caminhões, segundo a agência nacional dos transportes terrestres.

Diante desse problema histórico, um dos maiores projetos de infraestrutura do país anima o mercado. A 'ferrovia oeste leste' vai ligar Goiás ao litoral da Bahia. Depois de mais de dez anos de obra parada por falta de verba pública, os operários voltaram a trabalhar na fiol na última semana. 

O investimento é privado, de uma mineradora que ganhou a concessão. O primeiro dos três trechos da ferrovia deve entrar em operação em 2027, ligando o Porto de Ilhéus à cidade baiana de Caetité.

A fiol 1 vai ter capacidade para movimentar 70 milhões de toneladas de carga por ano. A expectativa é que isso melhore a logística na área da mineração e no agronegócio, e impulsione o desenvolvimento socioeconômico.

Só para a construção do primeiro trecho, devem ser contratados cinco mil trabalhadores nos próximos três anos.

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