A tradução literal é banco aberto. Mas o significado, e o que é na prática, é o que nos ajuda a entender esse conceito, que já faz parte da nossa realidade e já já vai fazer parte das nossas vidas.
A base do Open Banking é que todo o mercado financeiro deveria adotar uma camada de tecnologia padronizada — uma forma de comunicação fácil para simplificar a portabilidade de dados. Sobre esse assunto, conversamos com o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Pedro Paulo Silveira. Você pode tirar as suas dúvidas no player acima.
Exatamente como o PIX, o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central — que já se tornou o mais rápido do mundo —, o open banking é algo que promete revolucionar. Mas, também como aconteceu com o PIX há alguns meses, precisamos saber direitinho do que se trata antes de começarmos a usar essa modalidade.
O principal beneficiado é o cliente — mas esse sistema vai acirrar a concorrência entre os bancos. Vamos entender melhor isso na prática? A partir de quando você vai poder usar esse sistema? E por que os bancos o adotaram?
Pare o Mundo que Eu Quero Saber é um podcast do Jornal da Band feito por Joana Treptow, com coordenação de Larissa Zapata e Stéfanie Rigamonti.