Com o avanço da vacinação, o número de crianças com covid internadas em UTIs começou a cair em São Paulo. No Rio Grande do Sul, o cenário é diferente com vacinação lenta e internações em alta.
Nas UTIs pediátricas de São Paulo há uma queda acelerada nas internações. O pico de hospitalizações foi no final de janeiro. No dia 31, 260 crianças estavas internadas com covid.
Na última segunda-feira (7), o número caiu para 183. A média semana também está desacelerando.
A queda coincide com o avanço da vacinação infantil. Cerca de 54% das crianças de 5 a 11 anos já foram vacinadas com a primeira dose.
No Rio Grande do Sul, a vacinação está em ritmo lento, o que levou a um aumento nas internações pediátricas. A média diária passou de 26 para 82 na última semana. O estado vacinou, até agora, só 15% das crianças.
O Hospital de Clinicas de Porto Alegre, por exemplo, chegou a ter, na terça-feira, 20 crianças internadas por causa da covid.
O número em um único dia é maior do o total de hospitalizações pediátricas por causa da doença em 2020, primeiro ano da pandemia.
A cobertura da vacinação entre as capitais é desigual. Na capital paulista, 67% das crianças já receberam a primeira dose, em Curitiba, 46%, em Salvador, 18%, Belo Horizonte, 21% e Porto Alegre, 19%.
No Rio de Janeiro, a prefeitura decidiu ir atrás de país e responsáveis que ainda não levaram as crianças para tomar a vacina. O estado tem 50% do público infantil com a primeira dose.