Número de brasileiros vivendo em favelas aumenta 43% em 12 anos, diz IBGE

Cerca de 8% por cento da população brasileira moram em favelas

Da redação

O número de pessoas vivendo em favelas do país aumentou 43% em 12 anos, de acordo com um levantamento divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (8). Agora são 16 milhões de pessoas. Em Manaus e Belém, elas concentram mais da metade da população. 

O levantamento aponta que 16,4 milhões vivem em favelas brasileiras, dado que representa o aumento de 43% em relação ao censo anterior, de 2010. Se fosse um estado, seria o terceiro mais populoso do país, atrás de São Paulo e Minas Gerais. 

“É fundamental que os dados não sirvam só para trabalhos acadêmicos, mas como subsidio da transformação”, disse Márcio Pochmann, presidente do IBGE. 

Cerca de 8% por cento da população brasileira moram em favelas. Mas, em grandes cidades, esse índice dispara. Em Belém e Manaus, por exemplo, as favelas concentram mais da metade da população.

A maior do país é a Rocinha, no Rio, com 72 mil habitantes. Em segundo, a favela Sol Nascente, em Brasília. Em terceiro, Paraisópolis, na capital paulista.

O censo apontou que mais de 70% dos moradores de favelas se declaram como pardos ou pretos. E aqui a população também é mais jovem, com idade média de 30 anos. O número de idosos cai pela metade em relação ao índice nacional.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais