
Mais de 500 mil brasileiros moram em Portugal e outros milhares ainda sonham em chegar lá para encontrar a grande oportunidade da vida.
Ao mesmo tempo que cresce o interesse pelo país lusitano, cresce a quantidade de brasileiros que são barrados em Portugal. Em 2023, 173 foram impedidos de entrar e em 2024, foram 1.470 pessoas, um aumento de 720%.
O Brasil lidera o ranking de recusas (1.470), seguido por Angola (274), e Reino Unido (108). As informações são do relatório anual de segurança interna, divulgado pelo governo português. Uma das justificativas é que os brasileiros não conseguem explicar para as autoridades como se sustentariam por lá. Vistos inadequados ou vencidos e ausência de documentos de viagem também estão entre os motivos para negar a entrada.
Desde fevereiro, uma lei em Portugal facilita o ingresso para cidadãos de países de língua portuguesa. A pessoa pode chegar como turista e pedir autorização de residência se conseguir um emprego. Mas na prática, ainda não começou a valer. Quem pediu visto do tipo “procura de trabalho” antes mesmo dessa medida reclama da demora por uma resposta.
A reportagem do Jornal da Band procurou a embaixada de Portugal no Brasil, mas não tivemos retorno sobre as queixas de quem espera pela autorização para viajar.