Notificações do celular podem causar ansiedade, alerta psicóloga

Pesquisa americana mostra que metade de um grupo de adolescentes recebeu mais de 247 notificações em um único dia

Da redação

Se você não consegue passar um minuto longe do celular e recebe notificações de todos os aplicativos, fique atento. A prática pode agravar quadros de ansiedade. Um estudo internacional mostrou essa relação entre adolescentes e jovens, devido ao uso excessivo de smartphones.

De acordo com o estudo, metade de um grupo estudado recebeu mais de 247 notificações em um único dia. É WhatsApp, TikTok, Instagram... A lista é grande.

A pesquisa foi feita por uma ONG americana com mais de 200 adolescentes entre 11 e 17 anos, mas especialistas alertam que não são apenas os jovens que precisam ficar atentos com o uso excessivo do celular.

“Essa nova forma de funcionar vai nos escravizando. Isso pode levar a índices grandes de ansiedade porque são fatores geradores de ansiedade. Quem me mandou essa mensagem? O que tem nessa mensagem?”, alertou a psicóloga Carla Cavalheiro Moura, especialista em dependência tecnológica.

Por isso é bom tentar evitar essa dependência das notificações. A psicóloga segue com uma dica de ouro: desativar as notificações.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.