Uma operação da Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (6) integrantes de uma quadrilha que havia se infiltrado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para traficar drogas para o exterior. As informações são do Jornal da Band.
Imagens do circuito interno de vigilância mostram um funcionário dirigindo um pequeno veículo pela pista do terminal - mas a operação de rotina disfarçava um crime. Ele se aproximava de um compartimento de carga e nele colocava um pacote cheio de cocaína, que seguiria em um voo para a Europa.
A quadrilha agia infiltrada entre funcionários terceirizados de Viracopos, de companhias aéreas e até de policiais. Estima-se que o bando seja responsável pelo envio de quase uma tonelada de cocaína para o continente europeu.
Só em Viracopos, a Polícia Federal identificou que a quadrilha tentou enviar 270 kg de cocaína. Para isso, contava com a ajuda de um despachante aduaneiro, identificado só agora.
A investigação também revelou que o aeroporto de Guarulhos (SP) também era usado pelo grupo, dependendo do destino final da droga na Europa.
O grupo era monitorado desde 2019, e começou a ser desarticulado no fim de 2020. Esta foi a quarta operação contra a quadrilha. Até agora, 15 pessoas foram presas – entre elas, um policial civil e um militar.
“Haverá desdobramentos, haverá novas investigações”, informou Edson de Souza, delegado da Policia Federal.
“Até o exaurimento de todos os crimes possíveis, ainda há possibilidade de desdobramentos – ou, como nós já percebemos, a identificação de outras pessoas envolvidas, como auxiliares ou participes desses crimes”, completou.