Moro vai cair? Mudança no TRE do Paraná pode ameaçar mandato do senador

Se condenado por abuso do poder econômico, Sergio Moro perde o mandato e é realizada uma nova eleição para a vaga no Senado pelo Paraná

Da redação

Moro vai cair? Mudança no TRE do Paraná pode ameaçar mandato do senador
Sergio Moro pode ser cassado por abuso do poder econômico
Wilson Dias/Agência Brasil

Acusado de abuso do poder econômico, o senador Sergio Moro tem o mandato ameaçado. Isso porque o PT, partido do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o PL, sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, recorreram da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) de aprovar as contas do ex-juiz da Lava Jato. 

Moro foi o juiz responsável pela primeira condenação à prisão de Lula, em 2018. Em 2019, ele deixou a magistratura para assumir o cargo de ministro da Justiça de Bolsonaro, então presidente da República.

A acusação sobre Moro destaca que Moro gastou quase R$ 1 milhão a mais que o teto estabelecido pela lei eleitoral. Segundo a defesa do senador, a diferença foi para pagar advogados, o que não entraria no limite. O político vê a ação como um desrespeito a quase 2 milhões de eleitores paranaenses.

O clima passou a ser mais negativo para Moro com a substituição, neste mês, de três juízes do TRE-PR, uma troca considerada de rotina no tribunal. No caso de uma condenação, o senador ainda pode recorrer ao TSE.

Se todos os recursos forem negados, ele perde o cargo e é realizada uma nova eleição para a vaga no Senado pelo Paraná.

Além do próprio senador, acompanham o caso, com atenção, o deputado Ricardo Barros, o ex-senador Álvaro Dias e a presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann. Esses nomes são cotados para disputar a vaga, caso moro seja cassado.

Mais notícias

Carregar mais