Depois de meses, finalmente voltou a chover em algumas regiões. Em Mato Grosso, moradores gravaram e comemoraram a chuva forte acompanhada de vento e granizo
“Agora vai! Os foguinhos que estavam aqui perto, foi. Sem incêndio, sem incêndio”, diz o morador.
No Paraná, o dia virou noite em algumas cidades do interior. Na região de Cascavel, a chuva esperada para as próximas horas deve trazer alívio para os moradores.
No sudoeste do estado houve registro de chuvas de granizo acompanhadas de chuva preta. O fenômeno acontece por conta da fuligem gerada pelas queimadas, que acontecem por todo o país e se intensificaram no paraná nos últimos dias.
A chamada "chuva preta", apesar de escura, ainda é chuva, e ajuda na umidade do ar, mas especialistas lembram que, nas primeiras horas, é preciso atenção.
“Essa primeira chuva, que é a primeira que vai cair, deve trazer muito dessas partículas e vai ser essa que a gente deve evitar, claro, esse contato, porque a superfície vai receber isso tudo”, disse a professora Leila Martins, ao Jornal da Band.
Em Curitiba, a chuva também deve derrubar as temperaturas. A máxima no domingo não deve passar dos 14 graus. Além de aliviar o calorão, a mudança no tempo também deve ajudar na saúde.