Quando a sonda na NASA bateu de propósito num asteroide em setembro do ano passado, cientistas em todo o mundo ficaram na expectativa. Será que a experiência deu certo? Agora cinco estudos de diferentes centros acadêmicos do mundo, como a Universidade Johns Hopkins, comprovaram o sucesso do teste, que pode salvar a humanidade no futuro.
Cientistas observaram em detalhes o impacto da sonda Dart no asteroide Dimorphos, uma rocha de 170 metros de diâmetro - mais ou menos o tamanho do Coliseu de Roma.
Eles constataram que a colisão conseguiu desviar a rota - embora um pouco mais do que o previsto. Além disso, pesquisadores concluíram que os detritos da explosão não ofereceram risco à Terra.
Com o sucesso da missão Dart, a NASA dá início a uma nova etapa para proteger a Terra de eventuais ameaças. Os astrônomos tem tempo: nenhum asteroide conhecido deve oferecer risco ao nosso planeta pelos próximos cem anos.
Num horizonte de 3 décadas - a Terra poderá ter sondas que ficarão em órbita no espaço, como uma rede de proteção. Elas seriam acionadas para desviar objetos que eventualmente entrem em rota de colisão com o nosso planeta.