Ministério da Saúde atualiza número de doenças relacionadas ao trabalho

Entre as 165 novas patologias, burnout e covid entram na lista

Por Filipe Peixoto

Ministério da Saúde atualiza número de doenças relacionadas ao trabalho
Reprodução

Após mais de duas décadas, o Ministério da Saúde atualizou o número de doenças que podem ser relacionadas ao trabalho. Agora, 165 novas patologias que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador foram inseridas na lista.

Com a atualização, o número de doenças ocupacionais na lista do governo chega a 347. Uso de drogas, burnout e tentativa de suicídio entraram na lista, além de Covid-19, distúrbios músculo esqueléticos e outros tipos de cânceres. 

Nos últimos 15 anos, quase três milhões de casos de doenças ocupacionais foram atendidos pelo SUS. É um reconhecimento oficial de que o ambiente de trabalho pode ser a causa de muitos problemas de saúde.

O documento é composto por duas partes: a primeira apresenta os riscos para o desenvolvimento de doenças; e a segunda estabelece as doenças para identificação, diagnóstico e tratamento.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.