Ministério da Saúde alerta sobre os riscos da febre oropouche para grávidas

Com sintomas parecidos com o da dengue, febre oropouche é causada por mosquitos que transmitem arboviroses

Luciana Queiroz

A febre oropouche é causada por um arbovírus e tem sintomas parecido com o da dengue: dores no corpo, tontura, febre e uma dor de cabeça mais forte por até duas semanas. Em Pernambuco, foram confirmados mais de 70 casos. Na Bahia, já são mais de 800.

“Isso é um curso normal das arboviroses, sobretudo uma arbovirose nova. Ela está com o campo livre e encontrando as pessoas sem imunidade. A gente espera, realmente, que aconteça esse crescimento”, explicou o especialista Eduardo Bezerra.

Não há tratamento para a doença. Nas áreas onde há mosquitos, especialistas recomendam o uso de repelentes e roupas que cubram boa parte do corpo. O Ministério da Saúde pediu aumento da vigilância epidemiológica aos estados e municípios, principalmente no caso de gestantes, devido ao risco de transmissão vertical.

O vírus foi detectado em quatro fetos com microcefalia. Um quinto caso foi confirmado num feto de trinta semanas, que morreu.

O Ministério da Saúde recomenda que as gestantes tenham mais cuidados, para evitar não somente a febre de oropouche, também transmitida por muriçoca ou maruim, mas também as outras arboviroses, como dengue, zica e chicungunha, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.