Micro e pequenas empresas puxam as contratações com carteira assinada em 2023

Especialista diz que pequenas empresas são as que respondem mais rápido quando a economia dá condições de crescimento

Da redação

Micro e pequenas empresas são destaques na contratação com carteira assinada
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cada peça que sai da loja de artesanatos tradicionais visitada pela reportagem do Jornal da Band conta um pouco da história do Brasil. As vendas aumentaram. Com isso, as entregas também, o que motivou a contratação do motorista Márcio Torres. 

Essa contratação ilustra a reportagem sobre empregos gerados pelas micro e pequenas empresas que foi ao ar nesta terça-feira (18). Inclusive, são elas que mais abrem vagas de emprego no país.

“Eu deixei o currículo e, no dia seguinte, me chamara para fazer uma entrevista. Fiquei menos de 90 dias parado. Foi tudo muito rápido”, comentou Torres.

O empresário Lucas Lassen comemora a abertura de quatro lojas. Para isso, precisou fazer cinco contratações.

“Este ano, foram cinco contratações. O que me moveu a fazer essas contratações é que precisava mesmo de gente para dar conta das 4 lojas que temos hoje”, disse Lassen.

Pequenos estoques, necessidade de reposição rápida, pouca gente para dar conta do serviço. Qualquer aumento de venda precisa ter reforço da equipe. É exatamente esse o perfil das micro e pequenas empresas, destaques das carteiras assinadas em 2023.

As micro e pequenas empresas respondem por sete em cada 10 novos empregos formais. Em maio, enquanto a partição das médias e grandes empresas na geração de vagas diminuiu, de 22% (2022) para 15% (2023), a parcela das micro e pequenas aumentou, de 68% para 70% em um ano.

“A pequena empresa é a que sofre mais impacto quando acontece um problema. É a que responde mais rápido, também, quando a economia dá condições de crescimento”, explicou André Spínola, gerente de Gestão e Estratégia do Sebrae.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.