Megaoperação desmonta esquema de tráfico internacional de cocaína

Operação conjunta de quatro países derrubou esquema bilionário e prendeu 30 pessoas

Por Rodrigo Hidalgo

Uma operação conjunta das polícias de quatro países derrubou um esquema bilionário de tráfico internacional de drogas e prendeu 30 pessoas.

Na Espanha, a polícia encontrou droga escondida em carros e caminhões que seriam usados na distribuição.

Os responsáveis pelo transporte acabaram presos. A ação também contou com agentes da Bélgica, do departamento antidrogas dos EUA, além da polícia federal brasileira.

Em outros endereços dos alvos da operação, os agentes encontraram passaportes de várias nacionalidades e descobriram uma plantação de maconha.

A quadrilha era responsável pelo tráfico de grandes quantidades de cocaína de países produtores da América do Sul para a Europa. Ao todo, durante as investigações, foram apreendidas oito toneladas de cocaína.

Também houve prisões de integrantes da quadrilha no Rio de Janeiro, Volta Redonda, Santos e em São Paulo.

Os líderes do grupo operavam, principalmente, no Brasil e em Dubai, nos Emirados Árabes. A comunicação dos integrantes era feita por meio de redes criptografadas, entre elas, o Sky ECC, uma plataforma utilizada por criminosos que foi desativada no ano passado.

A tecnologia modificada telefones celulares, desabilitando microfone e GPS e fazia com que as mensagens trocadas se autodestruíssem em 30 segundos, dificultando um rastreamento pelas polícias.

A maioria dos aparelhos que utilizam o sistema ficava nos países europeus, por onde a cocaína entrava no continente. 

Mais notícias

Carregar mais