McDonald's é multado após denúncias de trabalho infantil nos EUA

Em mais de 60 lanchonetes da rede de fast food, 305 crianças trabalhavam mais horas e executavam funções proibidas

Por Eduardo Barão

McDonald's é multado após denúncias de trabalho infantil nos EUA
Franquias do McDonald's foram multadas
Reprodução/REUTERS

O governo americano aplicou uma multa pesada ao McDonald's depois de denúncias de trabalho infantil. Duas crianças de 10 anos foram encontradas trabalhando em uma lanchonete da rede McDonald's em Louisville.

A investigação do Departamento do Trabalho americano apontou que elas cozinhavam, limpavam a loja e atendiam clientes, em jornadas que às vezes iam até às duas da manhã.

A revelação fez parte de uma apuração sobre as violações da lei do trabalho infantil no Sudeste dos Estados Unidos. Em mais de 60 lanchonetes da rede de fast food, 305 crianças trabalhavam mais horas e executavam funções proibidas, como fritar os alimentos.

Três franquias foram multadas em valores que ultrapassam R$ 1 milhão. Em nota, o McDonald's classificou a situação como "inaceitável" e "profundamente preocupante".

As leis americanas permitem que menores de 16 anos trabalhem fora do horário da escola e não mais que três horas por dia./ Mas alguns estados, liderados por políticos do partido republicano, estão editando leis próprias, afrouxando ainda mais a norma.

Em Wisconsin, a maioria republicana apresentou um projeto que reduz de 18 para 14 anos a idade mínima para servir bebida alcoólica em bares e restaurantes. No Arkansas, a governadora Sarah Sanders sancionou uma lei que elimina a exigência de autorização dos pais para que adolescentes de 14 e 15 anos tenham direito A visto de trabalho.

Mais notícias

Carregar mais