Marinha apresenta submarino que vai patrulhar a Amazônia Azul

Este é o primeiro submarino a entrar em operação dos quatro previstos no programa de construção da nova frota da marinha, movidos a diesel elétrico

Por Mariana Procópio

Marinha apresenta submarino que vai patrulhar a Amazônia Azul
Reprodução

A Marinha apresentou, nesta quinta-feira (1º) seu novo submarino, o Riachuelo, que vai ajudar a patrulhar a chamada Amazônia Azul - o nosso mar territorial.

Este é o primeiro submarino a entrar em operação dos quatro previstos no programa de construção da nova frota da marinha, movidos a diesel elétrico.

Eles fazem parte de um acordo de transferência de tecnologia com a França, assinado em 2008.

O "Riachuelo" tem 70 metros de comprimento e um sistema de combate que inclui lançamento de torpedos, mísseis e minas de fundo.

O submarino vai atuar na proteção chamada Amazônia azul, área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, que guarda reservas do pré-sal e por onde circulam 95% da mercadoria exportada.

O Riachuelo passou cerca de dois anos sendo testado. Agora, o submarino é incorporado oficialmente à frota da marinha e segue para alto mar, com cerca de 40 tripulantes, que fazem treinamentos a cerca de 300 metros de profundidade 

O Riachuelo será exibido ao público pela primeira vez no dia 7 de setembro, durante a parada naval, na orla carioca. O investimento total no programa de desenvolvimento de submarinos - de quase R$ 40 bilhões - vem sofrendo seguidos cortes, o que provocou atrasos no cronograma. Ainda assim, um submarino movido a propulsão nuclear deve ser construído na próxima década.

Esse modelo só é operado em cinco países e é visto como a joia da coroa do plano de renovação da marinha.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.