Mais da metade da população brasileira consome sal em excesso

Tempero pode trazer problemas a saúde como pressão alta, osteoporose, doenças renais e cardíacas

Da redação

Um dos temperos preferidos dos brasileiros, o sal tem 40% de sódio. Em excesso, ele pode trazer problemas para a saúde, como pressão alta, osteoporose, doenças renais e cardíacas.

O brasileiro, que adora um bom sal a gosto, exagera no tempero. Segundo pesquisa recente, 56% da população exagera no sal. Se quer saber qual o limite para o consumo, a resposta é simples: prestar atenção na montagem do prato.

Um exemplo é o prato feito básico: arroz, feijão e frango, que é aceitável nos níveis de sódio. Na hora da salada, é preciso cuidado: o molho pronto pode ser um perigo.

Mas há vilões que fazem essa conta subir rapidinho. Há pratos que, para a nutricionista Paula Félix, passa do limite. "A gente tem que tomar muito cuidado com a nossa composição ao longo do dia", diz.

Além de tudo o que você adiciona de sal, ainda há os alimentos industrializados consumidos ao longo do dia, como biscoitos, bolos, macarrão instantâneo, molhos e salgadinhos.

A principal dica dos especialistas é a reeducação alimentar e diminuir aos poucos o sal nos alimentos.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.