O Dia dos Pais no Brasil deve ser mais tímido neste ano. É o que aponta a pesquisa nacional da Associação Comercial de São Paulo, que constatou que quase 43% dos filhos não pretendem comprar nada nesta data. Por outro lado, dos que vão presentear, a maioria pretende gastar mais, entre R$ 50 e R$ 300.
As lojas tentam convencer os indecisos, já que 21,6% dos consumidores ainda não decidiram se vão ou não comprar um presente para o pai. Mas segundo a pesquisa, não é a falta de carinho que justifica as poucas compras dos presentes.
A Associação Comercial de São Paulo indica que tudo não passa de uma questão de bolso. Especialistas avaliam que a redução na compra dos presentes tem a ver com o alto endividamento das famílias e custo elevado do crédito.
Mas pelos itens mais procurados, estão roupas, calçados e acessórios, com 38,2% da preferência, depois vem perfume, com 25,7%. Celulares, computadores, notebooks e tablets diminuíram na procura, representando 14,3% do total.