Mais de 30% das cidades brasileiras ainda usam lixões, diz IBGE

Já os aterros sanitários, que fazem o tratamento do chorume, só estão presentes em menos de 30% das cidades

Por Ramon Ferraz

Acabar com os lixões no país é um desafio para muitas cidades. De cada três, uma ainda joga os resíduos em lugares que põem em risco o meio ambiente e a saúde dos moradores.

Mesmo depois de 14 anos da lei nacional que determina o fim dos lixões, esse ainda é um objetivo distante. Uma pesquisa do IBGE revelou que quase um terço dos municípios brasileiros ainda usa essa, que é a pior maneira de destinação final do lixo. 

Já os aterros sanitários, que fazem o tratamento do chorume, só estão presentes em menos de 30% das cidades. É o caso de salvador. No Norte do país, mais de 70% dos municípios ainda recorrem a lixões. Entre os principais motivos dados pelas prefeituras, está a falta de orçamento para implementar medidas mais sustentáveis.

Outro dado preocupante revelado pela pesquisa é que a coleta seletiva está longe de ser uma realidade em todo o país. Apesar de ser regulamentada por lei, só acontece em sessenta por cento dos municípios.

Esta semana, um projeto de reciclagem da Universidade Federal da Bahia venceu um prêmio do ministério do meio ambiente que reconhece práticas sustentáveis. Em 10 anos, seiscentas toneladas de recicláveis foram doadas para cooperativas de catadores.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais