Nos dias frios e úmidos a tosse se manifesta com mais intensidade e hospitais registram alta de casos de pneumonia no Brasil, por isso é importante estar atento aos sintomas antes que eles se agravem.
Idosos e crianças concentram os casos mais graves de pneumonia, causada principalmente por vírus e bactérias e que muitas vezes surge na sequência de outros diagnósticos, como covid ou gripe, por exemplo.
Os sintomas da pneumonia são parecidos com os da gripe, como secreção, febre, que pode ser baixa ou alta, além da indisposição e dificuldade para respirar.
Nos primeiros cinco meses deste ano, mais de 246 mil pessoas foram internadas com pneumonia no Brasil. Segundo o ministério da saúde, quase 28 mil morreram, cerca de 11%. No inverno, com ambientes fechados e pessoas mais próximas umas das outras, a transmissão e o número de casos aumentam ainda mais.
As orientações são: tapar a boca ao tossir e espirrar e manter as mãos sempre limpas, além disso também há vacinas contra alguns tipos de pneumonia.