Maior comunidade libanesa no mundo, Brasil se preocupa com escalada do conflito no Líbano

Cerca de 10 milhões de pessoas se preocupam com a segurança de parentes e amigos no país do Oriente Médio

Por Igor Calian

Após a escalada no conflito entre Hezbollah e forças de Israel no Líbano, brasileiros e libaneses que estão no Brasil se preocupam com parentes e amigos. O país é o que tem a maior comunidade libanesa no mundo fora do Líbano. São quase 10 milhões de pessoas, segundo o IBGE. 

De hora em hora, o Alladim lega para a mãe, que vive no Sul do Líbano com as cinco irmãs dele. “Não tem como trazer eles todos de uma vez, mas eu queria muito trazê-los para cá”, lamenta. 

No grupo de família, elas atualizam a situação, que se agravou nesta segunda-feira (23), quando bombardeios de Israel ao Líbano deixaram centenas de mortos, no dia mais sangrento desde a guerra de 2006. 

A maioria dos libaneses e descendentes de libaneses no Brasil moram em São Paulo. Muitos se tornaram importantes para o desenvolvimento da cidade, como no comércio popular na Rua 25 de Março. Essa importância da população libanesa no país foi reconhecida em 2008, com a criação do Dia da Comunidade Árabe, em São Paulo, comemorado no dia 25 de março. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.