Jornal da Band

Maior banco da Inglaterra quer responsabilizar redes sociais por golpes on-line

Ação ocorre após pesquisa apontar que a cada sete minutos um britânico é vítima de fraudes na internet

Por Felipe Kieling

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A coleta de dados, geralmente por meio daqueles "cookies" que muita gente aceita sem nem saber o que são. é algo extremamente valioso para as empresas. Só que às vezes essas informações também caem nas mãos de criminosos -- que se aproveitam da falta de regras do ambiente digital.

O resultado: a cada sete minutos, um britânico é vítima de golpe na internet. De cada 10 fraudes com compras, nove têm início nas redes sociais. As perdas são, em média, de mil libras, mais de R$ 6 mil. 

Diante desses dados, o Barclays - um dos maiores bancos da Inglaterra - pede para que as redes sociais também reembolsem vítimas de golpes e façam mais para combaterem as fraudes online.

O pedido segue a linha das novas regras para as big techs na União Europeia, que entram em vigor na sexta-feira. Entre elas, estão coibir a disseminação de notícias falsas, proteger processos eleitorais e facilitar denúncias sobre discurso de ódio.

As empresas que não cumprirem as obrigações podem ser multadas em até 6% da arrecadação global e até mesmo ter o serviço suspenso na União Europeia.

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