Maduro manda recado para Lula e líderes mundiais: 'Não metam o nariz na Venezuela'

País completa um mês da eleição presidencial sem divulgar as atas eleitorais que comprovem vitória do ditador

Por Caiã Messina

Análise atende pedido de Nicolás Maduro
Agência Brasil

A Venezuela completou um mês da eleição presidencial e ainda segue sem divulgar as atas eleitorais dos resultados. O governo brasileiro recebeu com irritação a escalada de cobranças da Venezuela e, na quarta-feira (28), Nicolás Maduro decidiu mandar um recado a Lula e outros líderes mundiais. 

"Com a moral constitucional, institucional, bolivariana que temos, nós exigimos do mundo: não metam seus narizes nos assuntos internos da Venezuela! Respeitem nossa soberania e nossa vida interna da Venezuela", afirmou Maduro. 

Sem citar diretamente Lula, Maduro afirmou que em 2022 quem não aceitou a eleição foi Bolsonaro. Na Venezuela, apesar de pedidos estrangeiros e da oposição, o Tribunal Supremo de Justiça não apenas deixou de publicar as atas eleitorais, como também determinou que os documentos não sejam mostrados. 

Além da Venezuela, a subida de tom da Nicarágua incomodou o Planalto, mas a avaliação é que Ortega atacou o Brasil 'para tentar se cacifar'. A relação entre os dois países é definida para o Itamaraty como péssima. 

Primeiro, Ortega expulsou o embaixador brasileiro e, em represália, o Brasil fez o mesmo com a embaixadora daqui. Nesta semana, Ortega saiu em defesa de Maduro. "A forma com que Lula se comportou diante da vitória do presidente legítimo da Venezuela é vergonhosa, repetindo os lemas dos ianques, dos europeus, dos governos influenciados da América Latina", afirmou. 

Celso Amorim, assessor para assuntos internacionais do Planalto, defendeu a realização de novas eleições na Venezuela para tentar acabar com o impasse. A sugestão foi rechaçada por Maduro e pela oposição. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.