No primeiro encontro do dia durante a viagem ao México, o presidente Lula recebeu do chanceler Mauro Vieira informações sobre o plano de resgate de brasileiros no Líbano. Durante a reunião, Lula voltou a criticar Israel e os ataques ao país no Oriente Médio.
"Sou contra o que Israel tá fazendo no Líbano. Atacando e matando pessoas inocentes porque só aparece nos jornais os líderes que eles querem matar", disse Lula.
O presidente fez a declaração na abertura de um fórum empresarial com quase 400 empresários brasileiros e mexicanos. O México foi o quinto principal destino das exportações brasileiras em 2023. Negócios que renderam US$ 8,5 bilhões.
Pela tarde, Lula se encontrou com Manoel López Obrador, atual presidente que nesta segunda-feira (30) faz o último dia de governo mandatário mexicano, que abandonou Brasil e Colômbia nas negociações sobre a crise na Venezuela.
A partir de terça-feira (1º), o México tem Claudia Sheinbaum como presidente. Lula e outros quase 20 chefes de estado estão aqui para acompanhar a posse. Ainda na noite de segunda, Lula deve jantar com Sheinbaum, que, apesar de sinalizar querer novamente o apoio mexicano na interlocução com a Venezuela, vai esperar tratar do tema com a política em novembro.