Lula participa de encontro com indígenas e cita meta para zerar o desmatamento na Amazônia

Cacique Raoni pediu ao presidente para escolher um sucessor que “continue o trabalho de proteção aos povos indígenas”.

Da redação

O presidente Lula foi recebido nesta sexta-feira (4), no Parque do Xingu, por um dos principais líderes indígenas do país. Na ocasião, o presidente defendeu a proteção dos povos indígenas e citou a meta de desmatamento zero da Amazônia até 2030. 

No encontro, um dos assuntos foi o petróleo na Margem Equatorial, no litoral do Amapá. Raoni falou em algum possível risco ambiental. Lula já se posicionou a favor da pesquisa pela Petrobras na região, o que só depende de um aval do Ibama. O potencial de exploração pode mudar o perfil econômico de uma das regiões mais pobres do país.

Em outro recado, o Cacique Raoni pediu a Lula para pensar em um sucessor que “continue o trabalho de proteção aos povos indígenas”. O presidente reagiu com um aperto de mão e destacou a preservação do meio ambiente. 

"Sem a proteção dos povos indígenas, a proteção das florestas e dos rios, a crise climática traria eventos ainda mais extremos. Vocês são fundamentais para atingirmos a meta de zerarmos o desmatamento na Amazônia até 2030”, disse. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.