O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou apoio à Kamala Harris na disputa eleitoral contra Donald Trump, nos Estados Unidos. A declaração foi dada em entrevista à principal emissora de TV da França, o canal TF1.
Em parte da entrevista, o petista descreveu o que, para ele, é democracia e, com base nesse conceito, colocou Kamala como uma candidata que transmite segurança sobre o tema.
“A democracia, para mim, ela é o espelho fiel de um sistema político que permite os contrários, permite os antagônicos, permite a disputa civilizada entre a humanidade na discussão de ideias, sem violência. Então, eu acho que a Kamala, ganhando as eleições, é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos Estados Unidos”, pontuou Lula.
As eleições americanas acontecem na próxima terça-feira (3). Trocas de acusações estão cada vez mais comuns entre os candidatos. Pesquisas indicam disputa acirrada, marcada por sete estados-pêndulo indefinidos. Kamala e Trump brigam por cada voto nesses territórios, principalmente na Pensilvânia, onde há 19 delegados.