Lula celebra Dia do Exército e ouve discurso pró-democracia do comandante

Ao lado de Lula, comandante do Exército, Tomás Paiva, reafirmou o compromisso da instituição com a defesa da democracia no Brasil

Da redação

Em mais um gesto de aproximação com a cúpula das Forças Armadas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não discursou no evento de comemoração do Dia do Exército. O petista estava acompanhado do ministro da Defesa, José Múcio.

Lula acompanhou os desfiles e a entrega de medalhas para integrantes da sociedade civil homenageados pelos serviços prestados. O comandante do Exército, o general Tomás Paiva, falou sobre o orçamento da Defesa.

“A previsibilidade orçamentária é fundamental para fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID) e aumentar a capacidade de dissuasão em um mundo multipolar, no qual os conflitos bélicos são uma realidade”, apontou Paiva.

Generais e o Ministério da Defesa articulam uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para garantir que uma fatia do PIB seja destinada a investimentos mínimos para a Defesa Nacional, a exemplo do que já acontece com saúde e educação. Inicialmente, seria 1,2%, com aumento de pelo menos 0,1% a cada ano, até que a reserva atinja a marca de 2% da riqueza do país.

Também durante a cerimônia, o comandante do Exército reafirmou o compromisso da instituição com a defesa da democracia no Brasil.

“A Força Terrestre reafirma o eterno compromisso com a nação brasileira em defesa da pátria e dos mais caros ideais democráticos”, contou o comandante.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.